REMEP-FLN - Ciclo de auditoria da RNP na rede óptica da rede metropolitana

Publicado em Notícias REMEP por: Murilo Vetter em 15 de Março de 2019


Na semana entre 25 e 29 de março de 2019 deve ser realizada uma auditoria na rede metropolitana da REMEP-FLN abrangendo os municípios de Florianópolis, São José e Palhoça.

Esta é uma demanda rotineira da Engenharia da RNP, sendo que o processo de auditoria possui um processo padronizado para ser executado na rede.

O processo de auditoria é uma oportunidade para a RNP visitar a rede, com um olhar técnico, levantando eventuais necessidades que a rede possa ter, e atuar para que a infraestrutura seja preservada e melhorada.

É esperado que nesta ação a RNP visite os Pontos de Presença, Pontos de Agregação e algumas instituições da rede, sendo necessário acompanhamento do corpo técnico da instituição nos locais de abordagens.

O processo envolve as seguintes atividades:

1. Verificar a documentação completa e atualizada da rede;

2. Articulação prévia para acesso às instituições participantes, junto ao pessoal técnico de cada uma das instituições;

3. Disponibilidade de técnico(s) especializado(s) familiarizado(s) com a topologia da rede para acompanhar a auditoria em campo;

4. Apoio da empresa de manutenção, quando houver, para inspeção da infraestrutura (escadas, abertura de caixas, etc) e para a execução dos testes de OTDR nas fibras;

5. Apoio efetivo da gerência técnica local.

6. Realização de um treinamento técnico de meio período sobre as boas práticas em relação às redes ópticas.

A REMEP-FLN conta com o apoio das instituições participantes para a realização desta ação.

Equipe Técnica
REMEP-FLN / PoP-SC / RNP