Acesso à Rede Óptica

O serviço Acesso à rede óptica caracteriza-se pela interconexão dos clientes da REMEP-FLN utilizando a infraestrutura física ou lógica do backbone da rede metropolitana. Este serviço permite ao cliente utilizar conexões que variam de 1Gbps ou 10Gbps, podendo, ou não, haver agregação das conexões, dependendo da necessidade do cliente.

A conexão é feita utilizando transceivers SFP e SFP+, duplex ou monofibra, os quais são conectados diretamente no equipamento do cliente, não havendo limitação (shapping) de utilização de banda.

O serviço pode ser requisitado após finalizado o processo de adesão a REMEP-FLN, através dos canais de comunicação. Depois de realizado o processo de requisição do serviço, o tráfego de Internet do cliente escoa através do backbone da REMEP-FLN e distribuído para a RNP e/ou RCT, dependendo da qualificação da instituição usuária.

Conexão Inter-campi
switch

O serviço Conexão Intercampi caracteriza-se pela interconexão lógica entre diferentes unidades de uma mesma instituição conectada na REMEP-FLN. Este serviço pode ser entregue utilizando circuitos virtuais utilizando o padrão IEEE 802.1Q (VLAN) ou IEEE 802.1ad (Q-in-Q), dependendo da necessidade do cliente.

Preferencialmente, a entrega se dá utilizando a tecnologia Q-in-Q, pois a mesma fornece maior flexibilidade e gerência de configuração a instituição cliente, permitindo que sejam criados múltiplos circuitos virtuais entre os diferentes campi conectados sem a necessidade de alteração de configuração no backbone da REMEP-FLN.

Caso não haja possibilidade de entrega via Q-in-Q, utiliza-se a tecnologia VLAN. Com esta tecnologia, são criados circuitos virtuais únicos entre os campi conectados. Havendo demanda de mais circuitos entre os campi, existe a necessidade de solicitação de alteração de configuração no backbone da REMEP-FLN.

O serviço pode ser requisitado após finalizado o processo de adesão a REMEP-FLN, através dos canais de comunicação. Depois de realizado o processo de requisição do serviço, o tráfego de rede do cliente escoa entre os campi conectados através dos circuitos virtuais disponibilizados no backbone da REMEP-FLN.

Qualificadas RNP
switch

O serviço de conectividade "Transporte Instituições Qualificadas RNP" se caracteriza pelo transporte do tráfego IPv4/IPv6 entre o cliente e o backbone da RNP.

Clientes que se qualificam nesta categorias são as instituições qualificadas na RNP (primárias, secundárias e temporárias). Caso a infraestrutura do cliente não suporte roteamento camada 3, há a possibilidade de se realizar o roteamento na infraestrutura da REMEP-FLN.

Não qualificadas RNP
switch

O serviço de conectividade "Transporte Instituições Não Qualificadas RNP" se caracteriza pelo transporte do tráfego IPv4/IPv6 entre o cliente e o backbone da RCT/FAPESC.

Neste caso, haverá uma conexão virtual do cliente até o roteador de núcleo da RCT, através do backbone da Rede Metropolitana. Clientes que se qualificam nesta categorias são as instituições não qualificadas na RNP que estejam conectadas na REMEP-FLN.

A comunicação das instituições não qualificadas com as demais instituições acadêmicas só será possível através do ponto de troca de tráfego de Florianópolis (IX.br) onde a RCT, PoP-SC e RNP estão conectadas com enlaces de alta capacidade.