Atualizacao Backbone REMEP-FLN 2020

Publicado em Notícias REMEP por: Clailton Francisco em 23 de Abril de 2020

Atualizada em 24 de Abril de 2020


O backbone da REMEP-FLN esta sendo atualizado tecnologicamente neste ano. Nos proximos meses, novos equipamentos serao instalados visando o aumento da capacidade agregada e permitindo a entrega de novos servicos.

Esta atualizacao teve inicio no final do ano de 2019, com a definicao do desenho do novo backbone da REMEP-FLN (Figura 1), alem da especificacoo e aquisicao de novos equipamentos (Figura 2) e materiais opticos necessarios.

Ainda este ano, a RNP ira colocar em operacao enlaces de 100 Gbps em seu backbone no estado de Santa Catarina, portanto a REMEP-FLN ja estara preparada para usufruir desta capacidade.

Ao todo, foram adquiridos 7 novos equipamentos (Figura 2) para revitalizacao do nucleo da rede, todos com portas de 100 Gbps.

Nota-se que esta atualizacao tecnologica e uma evolucao da ultima ocorrida em 2018. Na epoca, foram adquiridos equipamentos de 10 Gbps com interfaces de 40 Gbps. Estes equipamentos serao redistribuidos para atender instituicoes parceiras, otimizando os recursos investidos e melhorando a qualidade do servico entregue as instituicoes.


Anexo(s):
Figuras.pdf