A REMEP-FLN possui diferentes serviços de Monitoramento que vão desde serviços de medição de qualidade a serviços de análise de fluxo. Um dos destaques é o monitoramento contínuo 24x7, que inclui o serviço de notificação e alertas.

A REMEP-FLN oferece ainda:

Monitoramento 24x7
switch

O serviço Monitoramento 24x7 compreende a monitoração contínua quanto a disponibilidade dos enlaces que estão conectados na REMEP-FLN.

Este serviço conta com uma equipe qualificada para atender as demandas de disponibilidade das instituições usuárias. Uma vez homologado e conectado o enlace da instituição à REMEP-FLN, seu monitoramento é iniciado e todas as interrupções do serviço são tratadas pela equipe de operação da REMEP-FLN.

Operação 12x7

O serviço Operação 12x7 refere-se à operação dos serviços providos às instituições usuárias, bem como a operação dos enlaces que se conectam à REMEP-FLN.

Neste serviço estão inclusas atividades de projeto, planejamento, gerenciamento e operação dos serviços que a REMEP-FLN entrega a suas instituições clientes. Atividades de acompanhamento de chamados também estão inclusas neste serviço.

Dentre os objetivos principais, incluem-se a atenção especial na minimização do tempo de indisponibilidade dos enlaces das instituições usuárias e do cumprimento do acordo de nível de serviço perante as instituições clientes.

switch
Nível de Serviço (SLA)
sla

O serviço Nível de Serviço é utilizado para mensurar o nível do serviço prestado às instituições usuárias, segundo acordo de nível de serviço previamente estabelecido.

São disponibilizados relatórios mensais em que os clientes podem acessar informações de disponibilidade das unidades conectadas à REMEP-FLN, bem como informações detalhadas sobre os eventos de quedas e manutenções ocorridas no período de análise.

Notificações e Alertas (E-mail/SMS)

O serviço Notificação e Alertas permite que as instituições clientes da REMEP-FLN habilitem o recebimento de notificações de eventos relacionados a seu enlace.

Estas notificações e alertas podem ser recebidas via SMS e/ou e-mail.

mail_sms
Medições de Qualidade

O serviço Medição de Qualidade engloba dois serviços da RNP implantados na REMEP-FLN disponibilizados para as instituições usuárias.

Um dos serviços é o MonIPÊ.

Através dele é possível realizar medições de qualidade entre a instituição usuária e o PoP-UFSC. Para que este serviço possa ser implantado, é necessário instalar um ponto de medição na rede da instituição usuária, podendo ser uma máquina física ou virtual, dependendo da infraestrutura existente na instituição.

Para aumentar o grau de precisão das medições, sugere-se implantar um GPS acoplado à máquina disponibilizada. O outro serviço de medição de qualidade, é o ViaIPÊ.

Este serviço disponibiliza informações de qualidade entre o roteador da instituição usuária e o PoP-UFSC. Os serviços se diferem nas métricas disponibilizadas, sendo que cada um tem sua aplicabilidade.

Análise de Fluxos

O serviço Análise de Fluxos que a REMEP-FLN disponibiliza às instituições usuárias permite realizar uma análise dos fluxos da rede acadêmica do estado através do tráfego passante nos equipamentos da REMEP-FLN.

O serviço gera alarmes quanto há tráfegos anômalos e possibilita aos operadores da REMEP-FLN realizar uma análise aprofundada quando eventos ocorrem na rede, além de permitir inferir tendências sobre os dados do tráfego analisado.

switch
Panorama
switch

O serviço Panorama disponibiliza às instituições clientes estatísticas de uso dos enlaces da REMEP-FLN. Este serviço oferece publicamente um panorama de tráfego contendo as instituições conectadas à REMEP-FLN e de seu backbone.

Este serviço pode ser acessado através do site público da REMEP-FLN.

Verifique em: Ocupação de Enlaces.