Para as Instituições de Ensino e Pesquisa interessadas em se conectar na REMEP-FLN, devem seguir os seguintes passos:

  • 1. Manifestação de Interesse: Manifestar interesse abrindo chamado através do e-mail: remeparrobapop-sc.rnp.br.
  • 2. Reunião Apresentação REMEP-FLN: Após abertura de chamado, será marcada uma reunião técnica presencial/web-conferência com o PoP-SC para apresentação da REMEP-FLN.
  • 3. Contratos: Realização da assinatura dos seguintes contratos, que correm de forma paralela:
  • 3.1. Assinatura do Memorando de Entendimentos (MoU): a instituição deve disponibilizar um documento digital, baseado neste modelo, preenchido com os dados da instituição. Após preenchimento dos dados, o documento deve ser digitalmente enviado através do chamado aberto (e-mail). Este documento é revisado pelo comitê local e estando sem pendências é enviado para revisão e aprovação da RNP. Após aprovação, o mesmo retorna a instituição para ser então assinado. Após assinatura da instituição, o mesmo é encaminhado à RNP para assinatura. Após assinatura por parte da RNP, a via do MoU da instituição é encaminhada para arquivamento.
  • 3.2. Assinatura do Contrato com a Fundação: a instituição deve assinar o contrato com a fundação de apoio da iniciativa REMEP-FLN. Para tal, deve-se entrar em contato com a FEPESE – Setor Projetos / Contratos, através do telefone (48) 3953-1051. O modelo de contrato a ser seguido é este, sujeito a alterações conforme cada caso. Documentos de apoio para a assinatura do contrato são o Projeto Básico e a Ata de Reunião que definem os termos de administração e gerência da REMEP-FLN para que a instituição possa ficar ciente.
  • 3.3. Qualificação RNP: instituições de ensino e pesquisa, que tenham algum projeto em parceria com instituições federais, são elegíveis a serem qualificadas como instituições usuáras da RNP. As instituições federais de ensino superior (IFES) já são previamente qualificadas. O procedimento de conexão e políticas de uso se encontram no site da RNP – Como se conectar.

    Caso a instituição seja elegível, deve-se demonstrar interesse a realizar a qualificação enviando um chamado via e-mail para nocarrobapop-sc.rnp.br. A solicitação será avaliada pelo PoP-SC e encaminhada a RNP para validação da mesma. Destaca-se que a qualificação com a RNP não é premissa para se conectar com a REMEP-FLN, dado que as instituições de ensino e pesquisa de Santa Catarina podem trafegar via Rede Catarinense (RCT) ou até mesmo utilizar somente o acesso metropolitano, após aprovação de conexão na mesma. A diferença em se qualificar, é que as instituições qualificadas tem acesso para trafegar diretamente no backbone da RNP.
  • 4. Trâmites Técnicos: depois do encaminhado o processo burocrático de adesão a REMEP-FLN, pode-se encaminhar os trâmites técnicos, que consistem em:
  • 4.1. Levantamento de Requisitos Técnicos: realizar levantamento para interconexão da instituição, desde a viabilidade técnica, parte óptica e parte de equipamentos de rede necessários para realizar a interconexão.
  • 4.2. Pré-projeto Óptico: realizar o pré-projeto de interconexão óptica.
  • 4.3. Orçamentos: a instituição deve levantar orçamentos para executar o projeto de última milha de interconexão com a REMEP-FLN.
  • 4.4. Aprovação do Projeto Óptico/REMEP-FLN: antes da execução do projeto óptico o mesmo precisa ser aprovado pelo comitê gestor da REMEP-FLN.
  • 4.5. Aprovação do Projeto Óptico/CELESC: antes dos cabos poderem ser lançados, é necessário que a CELESC aprove o trajeto e inclua os cabos na sua planta para futuro aluguel de infraestrutura de passagem (postes).
  • 4.6. Execução Projeto Óptico: após aprovação do orçamento e da conclusão dos trâmites burocráticos, executa-se o projeto de interconexão óptica com o lançamento de cabos e fusões junto à rede óptica da REMEP-FLN.
  • 4.7. AS-Build: após o lançamento dos cabos a empresa contratada deverá enviar a REMEP-FLN o projeto final de construção, conhecido como “AS-Build”, em formato CAD e impresso.
  • 4.8. Ativação: Após a execução do projeto óptico e contrato devidamente firmado com a FEPESE, a instituição então é ativada na REMEP-FLN.